sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Esporte e Lazer: O Brasil pode e o trabalhador merece




Elizângela Rodrigues de Lima*

A 1ª Conferência Nacional do Esporte realizada em 2004, em seu documento final (p.18), relata:
“É dever do Estado assegurar o direito constitucional de acesso às atividades esportivas e de lazer a toda a população, independentemente da condição socioeconômica ou necessidade especial de qualquer natureza, e do estágio de ciclo de vida de seus distintos segmentos. Mas isso só se realiza de maneira plena em ambiente democrático, como este em que vivemos no Brasil, construído pela sociedade brasileira, e ao contrário de intervenções autoritárias, desconectadas dos anseios populares”.

Segundo estimativa do IBGE para 2009, Anápolis possui 335.900 habitantes. É o terceiro maior município em população do Estado de Goiás. Possui um PIB de 4,6 bilhões de reais, o que faz de Anápolis o município mais competitivo, rico e desenvolvido do interior do Centro-Oeste brasileiro. Situado a 48 km de Goiânia e 139 km de Brasília. Junto com essas cidades, faz do eixo Goiânia – Anápolis - Brasília, a região mais desenvolvida do Centro - Oeste. Foi fundada há 102 anos, e seu parque agroindustrial é o mais próspero do Centro-Oeste.

Em Anápolis os avanços na política pública de esporte e lazer, a partir de 2009, com estabelecimento de planejamento plurianual de programas, projetos, atividades e ações do esporte – em âmbito geral – consubstanciam o reconhecimento e a credibilidade conquistados com muito esforço, trabalho e competência, retomados após desmandos e mau gerenciamento de outras administrações.

O atendimento a atividades físicas orientadas em diversas regiões da cidade, o efetivo fazer do Esporte Comunitário, o Esporte de Rendimento e o Esporte Para Pessoas com Deficiência tiveram salto de qualidade substancial com a implantação do Programa Esporte Para Todos. A transparência administrativa, o respeito para com a participação coletiva nas decisões da esfera administrativa, onde pela primeira vez em Anápolis a Secretária Municipal de Esporte e Lazer conta com profissionais qualificados para o desenvolvimento de toda a parte administrativa e atividades esportivas e de lazer. Entendendo que não basta esperarmos somente pelo apoio dos Incentivos Federais e Estaduais, a nova gestão vem buscando fazer investimentos com recursos próprios para o desenvolvimento do esporte e lazer no município de Anápolis.

Sendo assim, buscamos parcerias/convênios com Entidades de Prática Desportiva considerados em Lei de Utilidade Pública, Clubes, Universidades e Empresas para que possamos oferecer espaços melhores em diversas regiões da cidade para o desenvolvimento do esporte e atividades de lazer.A Prefeitura de Anápolis/Secretária de Esporte e Lazer está revitalizando todos os campos de várzea do município,reformando ginásios e quadras. E, através das Secretárias de Desenvolvimento Urbano Sustentável e Meio Ambiente fazendo a reforma e construção de novos parques, praças e espaços para caminhada onde podemos oferecer mais atividades para a comunidade, com melhor qualidade no atendimento propiciando uma melhor qualidade de vida. Mas, muito disso não seria possível sem a vitoriosa parceria junto ao Governo Federal/Ministério do Esporte, que por meio deste inauguramos este ano quatro quadras poliesportivas em Escolas da Rede Municipal de Ensino, verba que já estava parada há mais de quatro anos e que a antiga administração não tomou providencias para que fosse usada, e assinamos o Convênio do Programa Segundo Tempo para 4800 crianças e adolescentes no qual esperamos atender com a mesma qualidade e sucesso que desenvolvemos o Esporte Para Todos.

A Secretária Municipal de Esporte e Lazer de Anápolis conta com o apoio incondicional do Prefeito Antônio Roberto Otoni Gomide, Prefeito empreendedor que para além de gostar acredita no Esporte como agente formador e transformador da sociedade, em especial de crianças, adolescentes e jovens. Junto ao Secretário de Esporte estamos trabalhando para que as Políticas Públicas para o esporte sejam efetivadas em Leis permanecendo para além desta administração, sendo garantidas como conquista do povo Anapolino.

Com muito trabalho, a credibilidade voltou para Anápolis e hoje somos procurados por diversos segmentos esportivos para a realização de eventos nacionais e internacionais em diversas modalidades(natação, basquete, judô, karatê, Capoeira, Voleibol, futsal, handebol...), sendo considerada a Capital do Futsal no Brasil,sediando as principais competições nacionais e internacionais desta modalidade,será sede pela segunda vez consecutiva do Gran Prix Internacional de Futsal. O esporte em Anápolis não só tem tirado crianças e adolescentes das ruas mas também tem trazido desenvolvimento para o comércio e rede de hotelaria.
Estamos buscando desenvolver Políticas Públicas de Esporte e Lazer que atenda a todas as faixas etárias, em várias modalidades esportivas e atividades de lazer ligadas ao esporte.

Entendemos que tal faceta do Esporte também tem sua importância e merece atenção, pois, ele próprio, pode proporcionar através de bons espetáculos à população e oportunidade de lazer, como também favorecer maior adesão de pessoas a práticas esportivas, quer seja buscando atingir os mesmos objetivos do Rendimento, quer seja com objetivos vinculados ao “Esporte Educação” (que tem por finalidades principais a construção das regras e o processo de formação do cidadão), ou do “Esporte Comunitário” (que tem por finalidades principais a integração e o divertimento) ou ainda do “Esporte Para Pessoas com Deficiência” (que tem, de acordo com os objetivos do praticante, as mesmas finalidades descritas para o Esporte de Rendimento, Educação ou Comunitário – com as devidas adaptações de regras, material e espaço físico – em particular acessibilidade).

Porém, se faz fundamental que assumamos uma nova perspectiva no âmbito da Política Pública de Esportes e Lazer de nosso Município, que, como escrito, não se esquecendo do Esporte de Rendimento, deve também dar igual atenção ao Esporte Educação, ao Esporte Comunitário, ao Esporte Para Pessoas com Deficiência e ao Lazer.

Neste sentido foi de extrema importância à definição e aprovação por parte da Câmara Municipal que considera várias entidades de prática esportiva como de utilidade Pública, para efetivarmos convênios com as mesmas, a criação do Conselho Municipal do Desporto com a participação de várias esferas da sociedade e do poder público, a previsão formal de destinação de recursos para a Secretária Municipal de Esporte e Lazer, à capacitação profissional também pode ser considerada como um avanço, uma vez serem fundamentais serviços de qualidade em termos de orientação profissional, por vezes indispensáveis.

Necessitamos ainda de investimentos superiores para que possibilite ao Município apresentar Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de consideração extremamente satisfatória, a partir de efetivas melhorias na qualidade de vida, maior acesso ao esporte e ao lazer em geral.

Acreditamos também ser necessária maior participação e compromisso das Empresas e Indústrias instaladas em Anápolis com o desenvolvimento do esporte e do lazer para os cidadãos, apoiando financeiramente projetos, programas e ações voltadas ao esporte e lazer.

Diante destas considerações entendemos como princípios fundamentais a serem contemplados na consolidação da Política de Esportes e Lazer da cidade de Anápolis até o ano de 2012:
• Aumentar progressivamente o percentual do orçamento do município de Anápolis destinado ao Esporte e Lazer (via SEMEL) para pelo menos 4%;
• Abrir concurso público para contratação de mais Técnicos de Esporte e Lazer (devidamente formados em cursos superiores de Educação Física conforme prerrogativa estabelecida na Lei 9.696/98 de 1º de setembro de 1998 – Sistema CREF/CONFEF) para a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de Anápolis (SEMEL - Anápolis), favorecendo a ampliação e melhoria da prestação de serviço público na área do esporte e do lazer, dando atenção especial aos bairros periféricos e carentes da cidade;
• Incentivar e dar apoio à atualização e capacitação profissional dos Técnicos de Esporte e Lazer da SEMEL - Anápolis.
• Ampliar e melhorar o desenvolvimento de ações ligadas a Educação para o Lazer e Educação Esportiva para crianças e adolescentes em Escolas da Rede Municipal de Ensino em horários opostos ao horário regular de aulas e não eliminando a Educação Física Escolar ou confundindo com a mesma ou com seus objetivos, dando atenção especial aos bairros periféricos e carentes da cidade;
• Dar continuidade à construção de equipamentos públicos de esporte e lazer (tais como praças, parques, centros esportivos comunitários, piscinas públicas, salas multiuso de cinema/vídeo/teatro/arte-educação, áreas de recreação infantil, entre outros e prevendo nas construções acessibilidade a pessoas com deficiência);
• Melhorar transportes públicos, em especial a ampliação de linhas e horários nas ligações “centro – bairros periféricos” e vice-versa, inclusive aos finais de semana, favorecendo o deslocamento das pessoas para o desenvolvimento de práticas de esporte e lazer, observando transportes adaptados para pessoas com deficiência;
• Discutir, planejar e construir ciclovias na cidade, possibilitando mais segurança a esta forma de transporte e passeio;
• Estimular convênios e parcerias com Instituições de Ensino Superior;
• Desenvolver ações junto a empresas e indústrias, em particular as instaladas na cidade, no sentido de seu compromisso social destinando apoio, recursos e realização de parcerias de interesse público ao desenvolvimento do esporte e do lazer na cidade;
• Dinamizar as discussões da política pública de esportes e lazer do município junto às reuniões do orçamento participativo;

O importante é que estamos plantando uma semente promovendo o esporte em nossa cidade. Fazemos a nossa parte, proporcionando no dia a dia de nossa população a cultura do esporte. A Prefeitura de Anápolis entende que não dá para fazer nada sozinha e por isso buscamos a parceria com o Governo do Estado, Governo Federal, Empresários, Confederações e demais entidades sociais e administrativas. É, justamente pelo trabalho e a visão de grandes desportistas que hoje Anápolis pode estar numa vitrine, dando exemplo de gestão voltada para o desenvolvimento social e econômico, associado á qualidade de vida.

Estamos trabalhando juntos para fazer de Anápolis a melhor cidade do Estado de Goiás,” Cidade de Todos”.
E por que não sonhar com 2016? O trabalho já começou!

* Professora de Educação Física da Rede Pública do Estado de Goiás
E da Rede Pública Municipal de Anápolis
Diretora Executiva e de Projetos da SEMEL- Anápolis
Formada em Educação Física- FEF-UFG
Especialista em Educação Infantil- FE-UFG
Especialista em Gestão de Projetos- BHU

Contatos:
Celular(s):(62) 9283-8974 /(62) 8469-6548/ (62)3902-1141
E-mail: elislimacl@hotmail.com / elizangelalima@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário