Uma história de luta ao lado do povo goiano!
Fábio Tokarski é engenheiro civil, professor da Universidade Federal de Goiás (UFG), vereador por Goiânia e presidente estadual do PCdoB, partido ao qual é filiado há 30 anos.
Também foi professor na PUC-Goiás. Como engenheiro civil, foi secretário de Obras de Goiânia entre 1993 e 1996, onde se destacou pela construção de escolas de qualidade. Como educador, sempre defendeu a valorização dos profissionais da educação.
Participação no Governo Lula
Quando terminou o mandato de deputado estadual, Fábio Tokarski integrou a equipe do Governo Lula, onde se tornou assessor especial do ministro da Fazenda, Guido Mantega, colaborando com o desenvolvimento do Brasil e no trabalho que evitou que o País mergulhasse na crise internacional que gerou altos índices de desemprego em todo o mundo. Companheiro de Lula desde o início dos anos 80, Fábio Tokarski defende agora a continuidade e ampliação das conquistas de seu governo, com mais crescimento e maior distribuição de renda.
Vida política ao lado dos movimentos sociais
Fábio Tokarski começou sua atuação em 1974, quando aos 17 anos se engajou na luta estudantil contra a ditadura militar e em 1979 participou da reconstrução da União Nacional dos Estudantes (UNE), que era duramente combatida pelo governo autoritário. Já à época preocupado com a educação, dedicou-se à alfabetização de jovens e adultos pelo método Paulo Freire.
Participou também da luta pela anistia aos cidadãos perseguidos pelo regime militar e da campanha por eleições diretas. Em 1984, foi um dos coordenadores do comício pelas Diretas Já em Goiânia, que reuniu 300.000 pessoas, e integrou a caravana goiana que participou do grande comício das Diretas Já, na Praça da Sé, em São Paulo.
Atuação na Câmara Municipal de Goiânia
No primeiro mandato de vereador, Fábio Tokarski lutou ao lado da comunidade acadêmica em defesa da UFG, contra a política de sucateamento do ensino público do Governo Fernando Henrique Cardoso.
Promoveu diversos debates em torno da elaboração da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), com o propósito de garantir um ensino público gratuito, laico e de qualidade.
Mobilizou artistas, produtores e ativistas culturais para a construção e aprovação da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Goiânia. Hoje, a produção cultural na Capital se apoia e muito nesta iniciativa de Fábio, pois há dez anos funciona o financiamento público para a produção cultural.
Na área ambiental, organizou várias audiências e fóruns em defesa do Cerrado, do Rio Araguaia e do Rio Meia Ponte.
Representou a Câmara Municipal de Goiânia em diversas edições do Fórum Social Mundial, acreditando firmemente no slogan “Um Outro Mundo é Possível”.
O mandato de Deputado Estadual
Em 2002, Fábio Tokarski foi eleito deputado estadual com mais de 26 mil votos. Foi relator do projeto de criação da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg). Defendeu a destinação de 3% do orçamento do Estado para a UEG e a realização de concurso público para estabelecimento de quadro efetivo naquela instituição.
Realizou o Seminário de Cultura, que contou com a presença do Ministério da Cultura, quando foi lançado em nosso Estado o Programa Pontos de Cultura, um dos mais importantes incentivos do Governo Lula ao setor cultural.
Compromisso com o desenvolvimento
Preocupado com a vida do povo goiano e com as diferenças econômicas e sociais entre as regiões do Estado, Fábio Tokarski propôs e articulou a criação do Fórum Parlamentar pelo Desenvolvimento, visando à ampliação e consolidação do crescimento econômico com distribuição de renda no Centro-Oeste. É sua a iniciativa de propor um Plano de Desenvolvimento para Goiás para os próximos 10 anos, unindo diferentes setores, agregando forças em torno da construção de um futuro melhor para todos.
Fábio Tokarski mobilizou o Estado em favor da construção da Ferrovia Norte-Sul, que ele considera ser “a obra de maior impacto positivo para a economia goiana nos últimos 30 anos”.
Além disso, quando deputado, representando a Assembleia Legislativa, integrou a delegação goiana que realizou visita de negócios à Índia, China, Japão e Coréia do Sul, importantes parceiros comerciais do Brasil, que podem ajudar a desenvolver o Estado.
Hoje, exercendo o mandato de vereador, promove debates, palestras e outras ações pelo desenvolvimento que mesmo deputados não conseguem realizar.
Propositivo, é um dos parlamentares goianos com maior trânsito entre as entidades sindicais de trabalhadores, da juventude, culturais, empresariais e do movimento social.
É conhecido como parlamentar da educação e da juventude, por estar sempre ao lado de seus companheiros nos movimentos reivindicatórios.Fábio Tokarski deputado federal 65 65
Fábio Tokarski agora é candidato a deputado federal, levantando a bandeira do crescimento econômico com distribuição de renda para melhorar a vida do povo. Com experiência na gestão pública e com sua intensa vivência nos movimentos sociais, está preparado para representar bem o povo goiano no Congresso.
Fábio Tokarski defende o governo e início das transformações positivas no país, como o fortalecimento da economia, a redução das desigualdades, a geração de empregos, a integração entre os povos da América Latina e a não submissão às potências internacionais. Medidas que colocarão nosso País em um novo patamar no cenário mundial.
Fábio Tokarski luta pela continuidade e ampliação dessas mudanças com a eleição de Dilma para presidente e de Iris Rezende para governador, para que o Estado de Goiás possa avançar ainda mais.
Goiás tem 17 vagas de deputados federais, já é hora de ter uma voz em defesa dos interesses da juventude, das mulheres, dos professores, comerciantes, empresários, artistas, intelectuais e pesquisadores, profissionais liberais, de todos os trabalhadores que estão do lado das mudanças do Governo Lula.